O grande desejo e um dos maiores desafios do mercado é a compreensão do comportamento do consumidor. Entender como ele se comporta e quais fatores influenciam a decisão de compra é fundamental para que sua empresa consiga aumentar as vendas e melhorar o faturamento.
Quais experiências o consumidor utiliza, para satisfazer suas necessidades e seus desejos? Vamos tentar entender, quais fatores influenciam e estimulam o processo de compra:
Fatores Culturais:
Os consumidores somam um conjunto de valores através da sociedade em si, de acordo com seus hábitos, religiões, culturas regionais e classes sociais;
Fatores Sociais:
Grupo de pessoas que lhe influenciam os sentimentos, tais como familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos etc…;
Fatores Pessoais:
Idade, estágio da vida atual, ocupação, condição econômica, desejo ou sonho de consumo, estilo de vida, experiências vividas e personalidade;
Fatores Psicológicos:
Motivação, necessidade pessoal, desejo de satisfação, percepção, experiência de compras anteriores, crenças e atitudes.
Para que possamos entender de uma forma mais prática, é necessário fazer uma análise geral em relação ao seu potencial consumidor. O que ele deseja? Como pensa? O que ele faz? Quais seus medos? Quais suas reais necessidades? Quais suas condições financeiras e sociais? Etc.. Perguntas certas trazem respostas mais precisas.
Procurar conhecer seu consumidor e suas atitudes é fundamental na criação do seu produto e crescimento das suas vendas.
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Fernando Meira – Consultor eConexão
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