Já há algum tempo, o mundo é dominado por países capitalistas. A força de trabalho somada à força do capital, dão origem a criação de riqueza e consequentemente, ao desenvolvimento. Muitas pessoas ao redor do mundo trabalham de alguma forma na produção de bens e serviços, desenvolvendo, construindo e entregando. Outro time atua mais na gestão, organizando, administrando as empresas, e garantindo o funcionamento.

Podemos dizer que toda essa massa de pessoas trabalhando, movimenta a economia mundial e o proporcionando o progresso em várias áreas. A métrica usada para se medir, comparar e gerir os todos os negócios, é, e sempre será, o dinheiro. Sendo assim, invariavelmente, todos os envolvidos nesse ambiente produtivo de alguma forma interagem com “o tal dinheiro”. Entender, portanto, como funciona esse “jogo financeiro”, passa a ser primordial para o sucesso e o desenrolar dos negócios.

Vamos introduzir os conceitos e práticas financeiras na mente de profissionais não financeiros, com o objetivo de os tornarem aliados nas análises e criticas do dia a dia das empresas.

Ensinaremos aos profissionais a manusearem as operações básicas da matemática financeira, trabalhando com os juros simples e compostos, e aprendendo a raciocinar com a variável dinheiro no tempo para a tomada de decisão.

Ampliaremos a visão dos profissionais não financeiros para que eles consigam entender as diferentes visões patrimoniais, caixa e resultado, para que assim consigam ser mais assertivos nas decisões de rotina.

Curso de Finanças para Não Financeiros da eConexão

Prof. Me. Giovanni Colacicco