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O que é Controladoria

Controladoria é a área responsável em conectar todas as demais áreas da empresa, para que elas trabalhem de forma sistêmica, engrenadas, utilizando o mínimo de recursos necessários, demonstrando eficiência e eficácia, consequentemente produzindo o melhor resultado possível e atingindo o objetivo inicial proposto pela organização.

A Importância da Controladoria nas empresas

Praticamente todas as áreas das empresas possuem uma função específica. Venda tem que vender. Compras tem que comprar. Produção tem que produzir. Financeiro tem que pagar e receber. Logística tem que entregar. Contabilidade tem que contabilizar. RH tem que administrar os recursos humanos.
Muito bem; nesse contexto, fica a pergunta: Qual área está verificando tudo o que está sendo feito pelas demais? E principalmente, qual área está auxiliando as demais trabalharem em conjunto, com coerência, ritmo e em busca do melhor resultado?
Essa área é a CONTROLADORIA.

Como a Controladoria pode ajudar o meu negócio?

Imagine um potente computador cruzando dados de todas as áreas e atividades da empresa. Compra, Venda, Produção, logística, financeiro, contabilidade, RH, marketing…
Agora imagine esse computador programado para emitir relatórios orientativos para que todos os gestores saibam o que devam fazer e em que momento devem tomar as decisões para que a empresa seja mais eficiente e consequentemente mais lucrativa.
Muito bem, esse computador não existe e não pode ser comprado.
Um computador só fará essa função de soltar esses relatórios se por trás dele estiver uma experiente equipe de Controladoria fazendo esse trabalho de inteligência, cruzando dados, programando, estruturando e analisando essas informações para que elas cheguem aos gestores.

Como implantar a Controladoria?

Para a implementação da área de Controladoria primeiro é necessário profissionais com profundos conhecimentos técnicos e experiência.
Conectar todas as áreas de uma empresa não é fácil. Entender o ritmo dos negócios não é simples. É necessário metodologia.
A equipe deve ter visão sistêmica, conhecimentos de administração, contabilidade, tributos, capacidade de planejar, saber estruturar um orçamento, projetar fluxo de caixa e resultado, entender como ferramentas de TI podem auxiliar e principalmente ter visão de negócio.
Por onde começar? DEPENDE
Tudo vai depender dos controles e indicadores financeiros e não financeiros já existentes, da qualidade técnica do time de colaboradores, da característica do negócio e principalmente da cabeça dos donos ou acionistas.

Prof. Me. Giovanni Colacicco

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