Para você, o orçamento é uma ferramenta gerencial ou operacional?

Aqui na eConexão auxiliamos as organizações a implantarem o orçamento. Muitos clientes nos perguntam se o orçamento é uma ferramenta de controle, e quando respondemos que mais do que isso, é uma ferramenta voltada para o futuro, para fazer previsões e análises, muitos ficam surpresos!

Então, mais do que controlar os valores orçados x realizados, o orçamento pode auxiliá-lo na análise de cenários para um determinado período da sua organização. Apesar dos eventuais desafios na elaboração de um orçamento, como as premissas a serem utilizadas, a sua prática, ano após ano, revela-se um diferencial para os profissionais e as organizações que aplicam esta ferramenta.

Obter o dado do período passado e colocar uma variação, seja da inflação, do dólar, ou mesmo um conjunto de taxas nem de longe é uma boa indicação para ser aplicada ao orçamento. Sabemos que muitas organizações ainda tem esta prática, mas fica a dica para uma reflexão sobre quais são as variáveis que afetam o resultado da organização.

O orçamento é um processo que começa com a elaboração do planejamento estratégico e envolve profissionais das áreas de venda/comercial, compras, produção e administração, além da Controladoria, visando a elaboração de um orçamento realista e no qual os empresários tem a devida confiança para colocar recursos da organização com o objetivo de atingir as metas que foram estipuladas.

Procure conhecer um pouco mais sobre as técnicas para a elaboração de um orçamento e como melhorar a sua análise, considerando variáveis como preço, tamanho de mercado, participação de mercado e mix de produtos/serviços.

Prof. Me. Silvio José Moura e Silva