Grande dúvida nas empresas é: “quando contratar uma consultoria?”

O momento ideal para contratar uma consultoria empresarial depende da realidade de cada empresa e quais dificuldades ela vem passando. Deve estar claro qual a o problema identificado e principalmente, quais objetivos e metas, aonde ela quer chegar?

A atuação de uma consultoria empresarial está relacionada a um objetivo e uma meta a serem alcançados:

  • Precisamos aumentar as vendas;
  • Queremos potencializar o desempenho dos funcionários;
  • Aumentar da produtividade e a eficiência;
  • Montar uma estratégia empresarial e um plano de ação;
  • Precisamos estudar o mercado de atuação (tamanho, potencial, concorrência etc..);
  • Reestruturação do setor financeiro e controladoria;
  • Diminuir custos e despesas e melhorar a gestão do fluxo de caixa;
  • Trabalhar e divulgar mais a nossa marca e produtos;

Esses pontos devem estar claro, para que a decisão de contratar uma consultoria empresarial seja definida.

O trabalho dos consultores não substituem os colaboradores e a gestão das empresas. A consultoria não vai fazer o trabalho para você. Ela vai pesquisar, estudar, identificar os pontos de correções e melhorias, montar um planejamento e traçar o plano de ação para atingir os objetivos traçados. Portanto, a comunicação entres os consultores e os gestores, é fundamental.

Um fator importante é não enxergar a consultoria como um custo, mas sim como investimento. Eles vão lhe trazer conceitos e soluções para aqueles problemas específicos identificados e ajudarão a colocar a empresa nos trilhos.

Portanto, antes de contratar uma consultoria empresarial, tenha em mente os seguintes pontos: Aonde estamos e aonde queremos chegar. Metas e objetivos são fundamentais para se traçar qualquer plano de ação e/ou correção.

Prof. Fernando Meira