Elaboração de Orçamento:
Uma das ferramentas mais usadas de gestão, é o orçamento.

Esta ferramenta serve não só para empresas privadas, como para a gestão governamental e porque não dizer para questões da pessoa física.

Quando pensamos em fazer uma viagem, por exemplo, logo entramos na internet para ver o preço da passagem. Aí estimamos quantos dias ficaremos fora, e estipulamos o padrão de hospedagem que cabe no nosso bolso. Soma-se a isso uma verba de alimentação e deslocamentos.

Feito a soma disso tudo, analisa-se se temos ou não recursos para embarcar nessa tal viagem. Muitos refazem o plano, cortam uma estrela do hotel e resumem o passeio em menos dias para fazer caber.

Nas empresas, não deveria ser nada diferente. Antes de começar “a viagem de 2019”, por exemplos, as empresas já deveriam ter o orçamento elaborado.

Toda a previsão de receita do mês a mês deveria servir de guia, para que a estrutura de gastos fosse desenhada para que no final a conta feche.

Na prática, não é isso que acontece. Empresas “embarcam na viagem” sem saber se terão dinheiro para pagar as contas ou não. Isso além de muito arriscado, pressupõe uma total falta de planejamento e responsabilidade. Muitas empresas deixam as coisas acontecerem, e vão tomando decisões ao passo que o tempo avança.

É como se a viagem estivesse sendo feita em um barco a deriva. A probabilidade dessa empresa chegar em um porto seguro é baixa.

Portanto, melhore seu nível de gestão e comece a elaborar um orçamento o quanto antes. Embarque apenas em viagens seguras e com destinos mais certos.

Prof. Me Giovanni Colacicco