Profissionais competentes + ferramentas adequadas = Esperança de um futuro melhor

Hoje encerramos o primeiro mês dos novos governos, Federal e Estadual. A promessa de campanha de muitos políticos sempre foi reestruturar o que está inadequado, melhorando as áreas de educação, saúde, segurança, transporte, energia, etc.

E eficiência dos serviços públicos deve ser o lema. Pessoas técnicas tem que ocupar cargos técnicos. Temos que parar de lotear as repartições para aliados políticos e colocar pessoas competentes em locais estratégicos.
Isso é o que funciona na iniciativa privada e deve ser replicado nos governos.

Mas só pessoas competentes sem ferramentas, não resolve. O Brasil precisa de novas ferramentas!!!!

Há uma ferramenta muito utilizada no mundo corporativo, que é o Orçamento Base Zero. Também conhecido como OBZ. Esta ferramenta auxilia a área de controladoria a rever processos e costumes enraizados nas empresas, eliminando ineficiência, melhorando processos e reduzindo custos.

Os governos, em todas as esferas podem e devem fazer uso de tal ferramenta. Devemos utilizar o OBZ para parar de replicar problemas e ineficiências de um ano para o outro. O conceito da ferramenta é começar o raciocínio de planejamento do ZERO.

O Brasil deve replicar ineficiências em seus orçamentos desde a época do descobrimento.

Vamos mudar as pessoas e a forma de atuar. Vamos rever os processos e acabar com a ineficiência enraizada no serviço público.

Cursos sobre Orçamento Base Zero, oferecem uma boa visão dos conceitos e aplicação da ferramenta.

Viva as mudanças!!!

Prof. Me Giovanni Colacicco